Gráfica CMYK25 Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XOlá, faça o seu login ou cadastre-se. Atendimento (31) 2555-1937
Este tutorial irá apontar as diferenças entre as definições de cores CMYK, RGB, Pantone e Escala de Cinza.
A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.
Quando se fala de cor, há que distinguir entre a cor obtida aditivamente (cor luz) ou a cor obtida subtrativamente (cor pigmento).
No primeiro caso, chamado de sistema RGB, temos os objetos que emitem luz (monitores, televisão, projetores, etc.) em que a adição de diferentes comprimentos de onda das cores primárias de luz Vermelho (R), Verde (G) e Azul (B) formam as cores.
No segundo sistema, o CMYK (subtrativo ou cor pigmento), iremos manchar uma superfície sem pigmentação (branca) misturando-lhe as cores Ciano (C), Magenta (M), Amarelo (Y) e Preto (K).
RGB, CMYK, Escala de Cinza e Pantone
RGB
RGB é a abreviatura do sistema de cores formado por Vermelho (R), Verde (G) e Azul (B) que ao se misturarem por completo formam o branco. O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, "datashows", scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional.
CMYK
O padrão CMYK é usado para impressão. Como o CMYK que se usa na indústria gráfica é baseado na mistura de tintas sobre o papel e o CMYK usado nos sistemas de computador não passa de uma variação do RGB, nem todas as cores vistas no monitor podem ser conseguidas na impressão, uma vez que o número de possibilidade de cores CMYK (gráfico) é significativamente menor que o RGB. Alguns programas gráficos incorporam filtros que tentam mostrar no monitor como a imagem será impressa. Todos os arquivos devem ser convertidos por completo para CMYK, pois não imprimimos nenhum material com cores em RGB.
CMYK é a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano (C), Magenta (M), Amarelo (Y) e Preto (K).
Para saber como fazer conversão dos seus arquivos para a palheta de cores CMYK consulte nossos tutoriais para conversão em CorelDraw, Illustrator e Photoshop.
Escala de Cinza
Na impressão em tons de cinza é utilizada somente a escala da cor preta, a escala de tons de cinza é composta por 256 tons do cinza e nenhuma outra cor.
Esta definição de cor é utilizada quando o material ou um dos lados (frente ou verso) do material precisa estar somente no canal de cor preto como nos materiais 4x1 (colorido na frente CMYK e tons de cinza no verso K).
Em breve os tutoriais de conversão para esta palheta de cores estará disponível para o CorelDraw, Illustrator e Photoshop.
Pantone®
Materiais impressos utilizam o sistema de quatro cores CMYK, enquanto que telas de computador usam o sistema RGB, e o acerto entre os dois pode ser extraordinariamente difícil. Enquanto que o sistema Pantone® funciona muito bem entre equipamentos de diferentes tipos, a transição da tela para impressão - a forma como a maioria da publicações são hoje produzidas - ainda é vista por muitos como um ato de tentativa e erro.
Na impressão de cartões de visitas e panfletos utilizamos o padrão de impressão CMYK, já em sacolas e envelopes temos a disponibilidade da palheta de cores Pantone.
Consulte os valores preveamente.
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XSeguindo este tutorial você irá aprender a fazer um lindo enfeite para convite de casamento, 15 anos e...
Seguindo este tutorial você irá aprender como converter as cores usadas no seu arquivo do Adobe Photoshop...
Seguindo este tutorial você irá aprender como converter as cores usadas no seu arquivo do Adobe Illustrator...
Olá, deixe seu comentário para Diferenças entre definições de cores